plano de acção estratégico personalizado à tua marca
Contexto e Objetivos
A existência de um plano estratégico aumenta a possibilidade de uma marca ou trabalhador independente a aproveitar potencialidades e oportunidades actuais e futuras, ao mesmo tempo que permite reduzir a probabilidade de restrições e ameaças, podendo, a partir delas, prever boa parte dos riscos e situações operacionais adversas.
Um plano de ação deve possuir todo um conjunto de características específicas de forma a ser suficientemente flexível para se ajustar à evolução do meio envolvente.
Em sentido lato, o Plano de Ação é um documento resultante de uma metodologia de planeamento que define o ponto de partida e os objetivos da marca e traça o percurso que ela deve seguir. Na sua essência, trata-se de um documento fulcral para ajudar empresários ou gestores independentes a conduzirem os seus negócios / projectos.
Planear é essencial para o sucesso de qualquer tarefa. Planear significa formular metas formular metas, objetivos e estabelecer orientações para o futuro de uma marca.
Deste modo, há um determinado número de fatores críticos que deverão ser levados em consideração para um processo de planeamento com sucesso:
Metas – Estabelecer metas realistas a atingir. Estas deverão ser específicas, mensuráveis e estabelecidas com limites temporais.
Compromisso – A tarefa a empreender deverá ser assumida por todos os envolvidos.
Prazos – Deverão ser estabelecidas datas-chave, subdividindo a meta final e permitindo uma monitorização contínua e uma medição da evolução no tempo.
Contigências – Eventuais obstáculos deverão ser antecipados e estratégias alternativas deverão ser formuladas.
Resumo de objetivos de um plano de acção:
– Testar a viabilidade de um conceito de negócio.
– Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia.
– Atrair recursos financeiros.
– Transmitir credibilidade.
– Desenvolver estratégia de gestão.
Benefícios
• O plano de ação orienta o empreendedor a iniciar sua atividade económica ou expandir o seu negócio / marca.
• Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados.
• Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da marca.
• Serve como instrumento de solicitação de novos parceiros / oportunidades.
• Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos
• Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos da marca sejam atingidos;
• Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado;
• Definir A QUEM vai ser oferecido e QUEM vai competir com o novo negócio;
• Posicionar COMO o cliente vai ser localizado e atendido;
• Mapear QUANTO será necessário investir no projecto, e QUANDO será o retorno financeiro previsto;
• Descrever QUANDO poderão ser realizadas as atividades e como serão atingidas as metas;
• Identificar os riscos e minimizá-los, e até mesmo evitá-los através de um planeamento adequado;
• Identificar os pontos fortes e fracos da marca e compará-los com a concorrência e o ambiente de negócios em se que atua;
• Conhecer o mercado de atuação e definir estratégias de marketing para os seus produtos e serviços;
• Analisar o desempenho financeiro do seu negócio, avaliando os investimentos, retorno sobre o capital investido.
Alguns dos temas a desenvolver no plano de ação
Análise de mercado
Publico alvo
Serviços / Produtos
Estrutura externa (naming, logotipo, pantones, construção, adaptabilidade, ficheiros, etc)
Estrutura interna (tabelas, mapas, gráficos, etc)
Design (estacionário, mockups, formatos, etc)
Criação conteúdos (processo de criação, etc)
Suportes (redes sociais, website, etc)
Comunicação (fotografia, video, layouts, carrosseis, voz, imagem, etc)
Plano de marketing
Plano de Investimento
Rentabilidade do projecto
Ganhar enquanto dormes
Erros que se poderia evitar graças a um Plano de Ação
Desde que o empreendedor comece a anotar o turbilhão de ideias que surgem na sua mente, torna-se mais fácil explicar e ilustrar os conceitos que vão desde os pilares até aos pormenores da marca.
Ao mesmo tempo que é mais fácil encontrar erros de raciocínio e de previsão, fica mais acessível a correcção dos seguintes problemas:
• Sistemas de gestão mal concebidos;
• Pouca visão da envolvente;
• Má análise da concorrência;
• Plano financeiro inadequado;
• Não existência de um plano estratégico.
Análise de mercado
Como está segmentado, as características do consumidor, análise da concorrência, a participação de mercado, os principais concorrentes e os riscos do negócio.
A análise do mercado envolve pelo menos três dimensões:
– O mercado consumidor actual e potencial.
– Os fornecedores.
– Os concorrentes actuais e potenciais.
Esta análise pressupõe, assim, uma análise da procura e da oferta. Com os resultados obtidos, opte por apresentar dados estatísticos que funcionem como indicadores para a viabilidade do nosso negócio, de acordo com a actuação do mercado.
É importante: conhecer o cliente (público alvo); definir o âmbito geográfico de actuação da empresa; identificar os concorrentes; enunciar os pontos fracos e vantagens em relação a eles; estabelecer os fornecedores para dar resposta a todas as necessidades do negócio; delinear a estratégia de marketing.
Plano de Marketing
O Plano de marketing apresenta como o cliente pretende vender seu produto / serviço e conquistar os seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda. Deve abordar os seus métodos de comercialização, diferenciais do produto / serviço para o cliente, política de preços, projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção / comunicação e publicidade.
Destaca ainda a necessidade da interação com os clientes buscando destes respostas para melhoria contínua.
Plano de Investimento
Se concluirmos que o nosso negócio tem espaço e aceitação no mercado, vamos calcular o investimento necessário à sua concretização.
Nesta altura iremos explicitar que tipo de necessidades são importantes e prioritárias para implementar o nosso projecto para saber qual o investimento que terá de ser realizado.
Exemplos: instalações, equipamento, selecção e recrutamento de pessoal, consultoria e serviços de apoio, outras despesas.
Depois de ter somado todas as despesas, saberemos qual será o capital a investir e se vale a pena ou não em concretizá-lo.
O que vai acontecer nesta consultoria?
Análise do projecto e objectivos do cliente.
Quais as falhas do teu negócio.
Guias de estrutura de todas as plataformas da marca.
Realização e apresentação da estratégia completa.
O objectivo deste serviço é melhorar o posicionamento da marca e aumentar o nr de vendas do seu negócio.
Consultoria sessão online ou presencial 2/3 horas
– Estrutura detalhada adaptada ao teu serviço / produto
– Metodologia de planeamento que define desde o ponto de partida à orientação
do percurso que a marca deve seguir
– Conteúdo fulcral para ajudar gestores independentes a conduzirem os suas marcas
– Mapa desde os suportes à comunicação
– PDF com plano de ação detalhado e plano de marca pessoal
– Como podes ganhar dinheiro enquanto dormes
– Acompanhamento para dúvidas e orientação